Descobre o Poder da Tranquilidade com um Toque de Diversão
Olá!
E continuamos com a saga da desmistifcação da meditação e mindfulness…
Um tema tão falado e simultaneamente descartado á partida pela maioria das pessoas que chegam até mim que seja em sessão, consulta, etc..
Já pensaste em dar uma pausa, ou falando em estrangeiro que agora está na moda e ao que parece dá um ar não sei quê… :s :p dar um “pause” na correria do dia a dia e encontrares um oásis de paz interior?
Acredites ou não, a meditação e o mindfulness são as chaves mágicas para abrir as portas desse mundo de tranquilidade. Mas esquece as imagens clichês de monges nas montanhas, porque vamos desmistificar tudo isso aqui e agora!
Vamos a isso?!
Bora lá!
Dança com as ondas do pensamento
Já reparaste como a mente parece ter uma banda sonora própria, pula de um pensamento para outro sem parar?
Ora bem, a meditação é como uma festa em que te tornas o DJ da tua mente.
Em vez de te stressares com os pensamentos, imagina que estás na pista de dança, a dançar com cada onda de pensamento que passa!
Dica:
Fecha os olhos, sente a música imaginária a tocar e deixa-te levar pelo ritmo.
A cada pensamento que surgir, imagina-te a dançar com ele por um instante e, em seguida, gentilmente, convida-o a se retirar da pista de dança. Diverte-te neste jogo de dança mental!
Mergulha no momento presente como um mergulhador destemido
O mindfulness é como mergulhar num oceano de sensações, explorar o presente com todos os teus sentidos.
Imagina-te como um mergulhador(a) destemido(a) e com muita curiosidade em descobrir cada detalhe do momento actual, aquilo que estás a vivenciar nesse exacto momento.
Sê um explorador do agora!
Dica:
Experimenta escolher um alimento, como uma uva (fresca ou em passa),ou uma fatia de fruta da tua preferência (melancia, ameixa, laranja, etc.), ou um fruto seco (noz, amêndoa, avelã, cajú, etc.).
Antes de comeres o alimento escolhido, observa-o atentamente: a sua cor, textura e aroma. Ao dares a primeira mordida, sente a explosão de sabores na tua boca. Deixa-te levar pelo prazer de saboreares cada pedacinho. Ao te tornares um(a) mergulhador(a) do momento presente, vais descobrir tesouros escondidos na simplicidade.
Sorri para o teu interior
Sorrir é um superpoder subestimado!
Quando sorrimos, libertamos endorfinas e enviamos um sinal ao nosso cérebro de que está tudo bem.
A meditação e/ou mindfulness podem ser “sérios”, mas não precisam ser sisudos. Por que não dares um sorriso ao teu eu interior enquanto praticas.
Dica:
Pega num espelho, encara-te nos olhos e sorri!
Deixa essa energia positiva irradiar dentro de ti. Abraça a tuas imperfeições, celebra as tuas vitórias e sorri para o ser incrível que tu és!
Afinal, o teu eu interior merece todo o amor e carinho.
Transforma a rotina num ritual sagrado
Meditar e praticar mindfulness não precisam de ser actividades isoladas num canto silencioso. Elas podem se tornar em rituais sagrados incorporados na tua rotina diária. Transforma as tarefas comuns em momentos especiais de conexão contigo mesmo(a).
Dica:
Ao tomares banho, imagina que a água é uma cascata de purificação que lava todas as preocupações e certezas negativas.
Sente a água a tocar a tua pele e visualiza todas as tensões a escorrer pelo ralo. Agradece por esse momento revigorante e renova a tua energia.
Liberta a criança interior
Lembras-te quando éramos crianças e uma coisa por mais insignificante que fosse enchia-nos de alegria?
A meditação e mindfulness convidam-nos a resgatar a nossa criança interior e encontrar a magia nas coisas simples.
Permite-te brincar e explorar o mundo com olhos de curiosidade e encantamento de uma criança, da tua criança interior!
Dica:
Tira um tempo para brincares como uma criança.
Podes desenhar, pintar, montar um quebra-cabeças ou simplesmente sair para caminhares e observares o mundo ao teu redor.
Quando foi a última vez em que estiveste em cima de um baloiço!?!?
E num escorrega!?
Lembra-te de como é maravilhoso te maravilhares!
Resumindo
A meditação e/ ou mindfulness não precisam ser práticas sérias e enfadonhas.
Com um toque de diversão e criatividade, podes transformar estas actividades em momentos cativantes de conexão contigo mesmo(a) e com o presente.
Então, que tal dançares com os pensamentos, mergulhares no momento presente, sorrir para o teu eu interior e transformares a rotina em rituais sagrados?
Liberta a tua criança interior e redescobre a alegria e a tranquilidade que estão sempre disponíveis para ti.
Lembra-te de que não há regras rígidas neste processo. Explora diferentes abordagens, adapta as práticas de acordo com as tyas preferências e diverte-te no caminho.
Permite-te desfrutar desses momentos de autocuidado e autodescoberta.
A vida é curta demais para não aproveitares as pequenas pausas de serenidade que a meditação e/ou mindfulness podem trazer.
Por isso, coloca o teu melhor sorriso no rosto, abre os braços para receberes as experiências presentes e mergulha nesta jornada maravilhosa de autotransformação.
Está na hora de te divertires e te conectares com a paz interior que existe dentro de ti. Abraça esta aventura e descobre como a meditação e/ou mindfulness podem trazer equilíbrio, alegria e serenidade para a tua vida!
Então, de que estás à espera?
Deixa a tua mente dançar, o teu coração sorrir e a tua alma mergulhar neste maravilhoso universo da meditação e do mindfulness!
Está na hora de começares!
Boas práticas e muita leveza na tua caminhada rumo ao equilíbrio emocional e mental!
Até breve!
Não utilizo as propostas do Acordo Ortográfico. Continuo a escrever segundo a chamada norma antiga.
Gratidão Imensa
Abraço de Luz & Paz